Nesta semana a Fiocruz Pernambuco recebeu a nova turma da etapa Iniciante do Programa de Vocação Científica (PROVOC). São 12 bolsistas do ensino médio, que estudam no Colégio de Aplicação - parceiro tradicional do PROVOC- e no Colégio Militar do Recife, que pela primeira vez integra a iniciativa.
Recebidos pela nova coordenadora do programa na Fiocruz PE, Michele Feitoza, e pelo vice-diretor de Pesquisa, Manoel Lima, os estudantes tiveram a oportunidade de saber mais sobre a iniciativa, com alunos da etapa Avançado, que compartilharam suas experiências com os novatos. Anna Clara e Rhyana Santana proferiram suas palestras presencialmente e Francisco Kauã se apresentou no formato remoto, abordando os desafios vencidos, os aprendizados no campo da ciência e os reflexos do programa em suas vidas.
A reunião de acolhimento foi o momento de encontro com as pesquisadoras Elis Dionísio, Janaina Miranda, Valéria Pereira e Islândia Carvalho que, ao lado de Michele e Manoel, vão atuar na orientação dos estagiários. Os iniciantes puderam também conhecer os laboratórios onde vão realizar o estágio.
Sobre o PROVOC– Fiocruz – Trata-se de um programa coordenado nacionalmente pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV). Um de seus objetivos principais é estimular a aprendizagem dos conhecimentos técnicos e científicos a partir da experimentação de práticas de pesquisa.
O Programa é dividido em duas etapas: Iniciação e Avançado. Na etapa Iniciação, cuja duração é de 12 meses, os alunos se familiarizam com as principais técnicas e objetos de pesquisa de Ciência e Tecnologia em Saúde. No Avançado, com duração de 22 meses, o aluno desenvolve todas as etapas de execução de um projeto de pesquisa em Ciência e Tecnologia em Saúde.
 
			



