Fiocruz recebe cerca de 100 alunas do ensino médio do Rio de Janeiro para vivenciar, por dois dias, o cotidiano de um pesquisador, na instituição

admin@localhost - EPSJV/Fiocruz | 09/02/2023 15:41

O Programa Fiocruz Mulheres e Meninas na Ciência promoveu evento de imersão de jovens em várias unidades da Fundação para comemorar o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência.

Para marcar o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, a Fiocruz, através do Programa Fiocruz Mulheres e Meninas na Ciência, realizou o evento Imersão no Verão, com a participação de 120 alunas do ensino médio de escolas públicas do estado do Rio de Janeiro.  As estudantes foram recebidas por profissionais em seus laboratórios e espaços de pesquisa e puderam vivenciar o cotidiano de 11 unidades da Fiocruz e da Presidência da instituição.

As atividades de imersão aconteceram nos dias 9 e 10 de fevereiro, das 9h às 16h, em várias unidades técnico-científicas da Fiocruz, no Rio de Janeiro. O encerramento aconteceu na Tenda Luís Fernando Ferreira, na Escola Politécnica de Saúde Pública Joaquim Venâncio (EPSJV) com uma grande roda de conversa entre alunas e pesquisadoras.  O bate-papo e trocas de experiências sobre a imersão foi transmitido pelo canal do YouTube da Fiocruz, o Canal Saúde.


Cerca de 300 alunas do ensino médio de 30 municípios do estado do Rio de Janeiro se inscreveram para participar do evento, interessadas em conhecer um pouco mais sobre como se faz ciência na Fiocruz. O Programa Fiocruz Mulheres e Meninas na Ciência tem como objetivo estimular e promover a inserção de mais meninas e mulheres nas diversas áreas da Ciência e na pesquisa em saúde pública.

A coordenadora do Programa Fiocruz Mulheres e Meninas na Ciência, Cristina Araripe ressaltou a importância do evento deste ano, que voltou a ser presencial, após dois anos no formato virtual, em função da pandemia. 

O evento é promovido pelo Programa Fiocruz Mulheres e Meninas na Ciência, da Coordenação de Divulgação Científica, vinculada à Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz (VPEIC), e está em consonância como as políticas afirmativas para educação da instituição, orientadas pela busca por uma sociedade mais justa, equânime e inclusiva.

Imersão na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV)

Logo cedo, no primeiro dia, as coordenadoras do Programa Mulheres e Meninas na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, as pesquisadoras Cristiane Braga e Fernanda Bottino receberam as estudantes designadas à Poli e fizeram um pequeno tour. Depois, cada menina foi encaminhada para uma pesquisadora da Escola para iniciar a imersão.

No Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica (Lic-Provoc), as estudantes Rayssa Vieira e Nicole Leal foram recebidas pela equipe do laboratório com um café de boas-vindas e um bate-papo com as pesquisadoras do Programa de Vocação Científica (Provoc) da EPSJV/Fiocruz, Rosa Neves e Telma Frutuoso.
Após o almoço, a pesquisadora Rosa Neves deu noções sobre metodologia de pesquisa as estudantes e conversou com as bolsistas Caroline Gonçalves, de Iniciação Científica e Camila Xavier, de Estágio Curricular sobre suas experiências com a pesquisa científica no LIC-Provoc. 

11 de fevereiro - Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

O Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência foi instituído em 2015 pela ONU, celebrado pelas Nações Unidas e Unesco, desde 2016 e, desde 2019, integra o calendário da Fiocruz. Sob a liderança da Unesco e da ONU Mulheres, o evento acontece em diversos países, com a colaboração de instituições e parceiros da sociedade civil, e dá visibilidade ao papel e às contribuições das mulheres na ciência e tecnologia, reafirmando e fortalecendo a participação do gênero no âmbito científico.

Um dos objetivos da criação da data é mudar as perspectivas da mulher nas sociedades e mostrar que a profissão de cientista e pesquisadora é também para mulheres.

Fonte: VPEIC Fiocruz

sus
epsjv
fiocruz
farperj
cnpq