Cooperação com a educação básica

O Programa de Vocação Científica (Provoc) na Fiocruz permite a participação de estudantes através de escolas que integram formalmente a Rede Provoc Luiz Fernando Rocha Ferreira da Silva. A coordenação do Provoc e as escolas parceiras colaboram na seleção de estudantes, focando no interesse pela pesquisa e não apenas no desempenho acadêmico.

A participação no Provoc ajuda a formar jovens que não teriam acesso a formas de educação e trabalho acadêmico-científicos voltados para áreas do conhecimento contempladas no Programa, abrindo novas possibilidades de carreira e desenvolvimento pessoal.

O Provoc é uma excelente oportunidade para jovens que desejam explorar e desenvolver seu potencial acadêmico e científico.

O Início da Cooperação
Desde sua criação em 1986, com apenas uma escola – o Colégio de Aplicação da Uerj, o Provoc se expandiu rapidamente. Em 1990, já contava com seis escolas parceiras no Rio de Janeiro. Nos anos 2000, ONGs que trabalham com jovens de ensino médio na Maré e em Manguinhos também se tornaram parceiras. Em 2009, toda a rede do Colégio Pedro II se integrou ao Provoc.

A Parceria Nacional
Na década de 1990, o Colégio Técnico de Minas Gerais da UFMG e o Colégio de Aplicação da UFPE se tornaram parceiros do Provoc em Minas Gerais e Pernambuco, respectivamente. A partir de 2022, cria a Rede Provoc e começa a atuar em nove localidades no Brasil, cooperando com 25 instituições, incluindo escolas e ONGs.

sus
epsjv
fiocruz
farperj
cnpq