Linha do Tempo

  1. Conheça os principais marcos do Provoc ao longo do tempo

    Provoc: um sonho realizado

    Foto Arquivo
    Foto Arquivo

     

    Falas do Professor Luiz Fernando: “A criação do Programa de Vocação Científica é simples e trivial. Nenhuma epopeia heroica. Talvez de interessante, tenha o componente afetivo, amoroso".

    "Eu tinha um parente, meu tio–avô, que apesar da diferença de idade foi um grande amigo. Chamava-se Eduardo Marques. Em 1907 defendeu tese, feita em Manguinhos sobre a estrutura da célula nervosa. Era o desenvolvimento dos trabalhos de Ramon y Cajal, que introduzira as técnicas da impregnação pela prata para o estudo do sistema nervoso. Depois foi professor de Microbiologia na então Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil. Menino ainda, ele me trazia a Manguinhos, me mostrava os laboratórios, me falava sobre Oswaldo Cruz, Carlos Chagas, Henrique Aragão, Adolpho Lutz e outros do primeiro grupo do Instituto. Tudo aqui me encantava. E não somente as histórias que ele me contava das grandes descobertas da bacteriologia, como também a paisagem, e na paisagem, o “castelo da eterna sabedoria, no alto da colina sagrada”. Em Manguinhos, encontrei ainda colegas de turma de meu pai na Faculdade de Medicina, como Gilberto Vilela, Gustavo de Oliveira Castro, José Guilherme Lacorte e Oswaldo Cruz, filho.

    Ora essa oportunidade rara, propiciada por ligações familiares, fizeram com que cedo ainda, em torno de 15 anos, eu já tivesse uma ideia clara e segura do que queria fazer na minha vida. Nessa época, me chegou às mãos, o clássico “Caçadores de micróbios”, de Paul de Kruif, que só veio a reforçar os meus sonhos de então.

    Quando eu era vice-presidente de ensino da Fiocruz, na gestão de Sergio Arouca, durante um final de tarde, passeando pelo bosque que liga a Ensp ao Castelo, essas lembranças de infância me vieram muito fortes, saídas lá do fundo da memória.

    Foi quando me veio a ideia propiciar a outros o que eu tivera por razões familiares. Criar a possibilidade para outros jovens, de verem de perto o que é pesquisa científica. De viverem o todo dia de um laboratório de pesquisa, e assim poderem fazer a sua escolha profissional. Levei a ideia a Arouca, que ficou entusiasmado. E assim demos início ao Programa. Em que pese a importância dos cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado, acredito que a pesquisa bse aprende fazendo. Trabalhando com um pesquisador mais experimentado, a quem se procura imitar e de quem aguenta as rabugices. Se for um bom pesquisador, vale a pena. Assim era meu mestre, José Rodrigues da Silva. Quantas vezes nos convocavam sábado ou domingo, para irmos “ao campo”, apanhar mosquitos ou confirmar a presença de moluscos planorbídeos, em determina área. E íamos com prazer. Nós estávamos aprendendo, e aprender é sempre bom".

    (Jornal Vox Poli - ed. ago/set/out 1998)


    Foto Arquivo
    Foto Arquivo

    Primeira coordenação do Provoc

    Ana Maria Amâncio e Delir Corrêa Gomes Maués da Serra Freire foram as primeiras coordenadoras do Programa de Vocação Científica (Provoc), no período de março de 1986 a março de 1998.

     


     

    Foto Arquivo

    Primeiro convênio

    Em 13 de março, foi assinado o convênio com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e o Colégio de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-Uerj), que se tornou a primeira escola a integrar o Programa de Vocação Científica (Provoc), dando início a concretização do Programa.


    Primeiras adesões da Fiocruz

    Instituto Oswaldo Cruz (IOC) e a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp) foram as primeiras unidades técnico–científicas da Fiocruz a serem parceiras do Programa de Vocação Científica (Provoc).


     

    A primeira Turma do Provoc

    Pioneiros

    A primeira turma do Programa de Vocação Científica (Provoc) foi formada por 13 estudantes do CAp-Uerj, 13 pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) e um pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp).




  2. Mais parcerias

    A segunda escola a assinar convênio para integrar o Programa de Vocação Científica (Provoc) foi o Centro Educacional Anísio Teixeira (Ceat).




  3. Segunda etapa

    Nesse ano, foi criada a Etapa Avançado do Programa de Vocação Científica (Provoc), aprofundando o trabalho de iniciação científica com os estudantes participantes do Programa.

     


    Mais Fiocruz

    A participação das unidades da Fiocruz no Programa de Vocação Científica (Provoc) é ampliada com a inserção da Presidência da Fiocruz no Programa.

     




  4. Mais um parceiro

    O Instituto de Comunicação e Informação Tecnológica em Saúde (Icict) passou a ser também parceiro do Programa de Vocação Científica (Provoc).

     

     

     

     




  5. Mais escolas e unidades da Fiocruz aderem ao Programa

    O Colégio Metodista Bennett, o Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp-UFRJ), o Colégio Pedro II (Unidade Humaitá II) e o Colégio São Vicente de Paulo se integraram ao Programa de Vocação Científica (Provoc).

     


    Ampliação com mais adesão na Fiocruz

    Mais duas unidades da Fundação Oswaldo Cruz aderiram ao Programa de Vocação Científica (Provoc): Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) e Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos)

    Foto Arquivo Bio-Manguinhos
    Foto Arquivo Farmanguinhos



  6. Crescendo

    O Programa de Vocação Científica (Provoc) efetivou convênio com mais duas escolas: as unidades Engenho Novo e São crisóvão do Colégio Pedro II e mais duas unidades da Fiocruz: a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) e o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).


    Foto Arquivo

     

    Eventos Científicos: primeira vez na FeSBE

    Os estudantes do Programa de Vocação Científica (Provoc) participaram, pela primeira vez, da Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE). Na edição desse ano, a FeSBE elaborou um programa em caráter experimental, específico para alunos do ensino médio do Colégio de Aplicação da UFRJ e do Programa, com o objetivo de estimular os jovens para atividades de pesquisa na área Biomédica, e com a participação dos estudantes no evento. Dois anos depois, essa articulação foi definida de forma oficial pelas Instituições envolvidas e, se transformou no projeto “O Jovem e a Ciência no Futuro”.

     




  7. Mais escolas

    logotipo do Colégio Pedro Segundo que é composto por um globo no centro e dois ramos de oliveira circundando o globo. Ao centro do globo, o nome do colégio.

     

    O Colégio Pedro II ampliou sua participação no Programa de Vocação Científica (Provoc) com a adesão de mais duas unidades: Centro e Tijuca.

     




  8. Novos horizontes

      Com o apoio da Fundação Vitae (associação civil sem fins lucrativos, criada em   1985 e extinta em 2006, que apoiava projetos nas áreas de Cultura, Educação e  Promoção Social), o Programa de Vocação Científica (Provoc) iniciou o processo  de descentralização para os Centros Regionais da Fiocruz e ampliou as  atividades para outras áreas do conhecimento, como Química, Física,  Matemática e Informática. Com esse projeto, a perspectiva era que o modelo  fosse assumido por outras instituições científicas situadas nas localidades.

     

     

     

     


    Foto Arquivo

    10 anos do Provoc

    O balanço dos primeiros dez anos de existência do Programa de Vocação Científica (Provoc) contou com a participação de 311 estudantes e 108 pesquisadores.


    Foto Arquivo

    Consolidando a identidade do Provoc

    Foi realizado um concurso para escolher a identidade visual do Programa de Vocação Científica (Provoc) como parte das comeorações dos dez anos do Programa.


    Jovens do Provoc pela primeira vez na Raic Fiocruz

    0s jovens da Etapa Avançado do Programa de Vocação Científica (Provoc) participaram da Reuinão Anual de Iniciação Científica (Raic) da Fundação Oswaldo Cruz. O objetivo do evento é promover a troca de experiências entre estudantes e pesquisadores da Fiocruz, a partir da exposição de trabalhos de bolsistas de iniciação científica e tecnológica.

     




  9. Expandindo fronteiras

    A História ganhou força no Programa de Vocação Científica (Provoc) com a inserção da Casa de Oswaldo Cruz (COC) ao Programa.



    Foto 
    Arquivo

    Ampliação e Descentralização

    O Programa de Vocação Científica (Provoc) assinou convênios com três novos parceiros: o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) para área de Física; o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (Cenpes/Petrobras) para a área de Química; e, o Centro de Pesquisas Aggeu Maggalhães (Fiocruz Pernambuco).

     




  10. Uma nova Coordenação

    Carlos Dimas Martins Ribeiro assumiu a coordenação do Programa de Vocação Científica (Provoc).


    Publicação da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio de março de 1998, destacando o excelente desempenho de três estudantes do Programa de Vocação Cientìfica, no vestibular.

    Alunos do Provoc se destacam no vestibular

    Três estudantes do Programa de Vocação Científica (Provoc) da Etapa Avançado, que atuavam na unidade Instituto Oswaldo Cruz (IOC) conquistaram o primeiro lugar no vestibular. A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) registrou o excelente desempenho dos jovens na publicação interna Informação Politécnica, de março de 1998, conforme imagem.


    Novos parceiros

    O Programa de Vocação Científica (Provoc) ampliou sua descentralização com a assinatura de convênios com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa)  e com o Centro de Pesquisas René Rachou (Fiocruz Minas).

     


    Jornal Vox Poli de maio/junho/julho de 1998.

    Lançamento de catálogo de resumos de trabalhos

    Na cerimônia formatura dos estudantes da Etapa Iniciação do Programa de Vocação Científica (Provoc) foi lançado o catálogo com os resumos dos trabalhos desenvolvidos pelos formandos. O registro do evento está na edição 5 do jornal Vox Poli de maio/junho/julho de 1998 conforme a imagem.

     


    Image
    Foto 
    Arquivo
     
     
     

    Edição especial

    O Jornal Vox Poli publicou uma edição especial sobre o Programa de Vocação Científica (Provoc), reunindo relatos e reflexões sobre o Programa. Vox Poli foi um jornal trimestral, que se propunha a discutir questões referentes a Educação em Ciência e Tecnologia em Saúde no ensino médio. Na edição de agosto/setembro/outubro de 1998, a publicação trouxe o debate sobre o campo da Educação em Ciência a partir das reflexões de cientistas, educadores, alunos e profissionais da Saúde.


    Mais áreas de  inserção dos estudantes do Provoc

    As temáticas sobre saúde da mulher, da criança e do adolescente foram incluídas como parte do universo do Programa de Vocação Científica (Provoc) com a inserção do Instituto Fernandes Figueira (IFF) no Programa.

     




  11. Mais ampliação

    O Programa de Vocação Científica (Provoc) continuou a ampliação e descentralização com a assinatura de convênios com o Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz (Fiocruz Bahia) e com  a Pontifícia Universidade Católica do Rio De Janeiro (Puc-Rio).


    Image
    Oficina de trabalho para troca de experiências
    Foto 
    Arquivo Provoc

     

    Troca de experiências

    Em novembro, a oficina de trabalho "O Provoc como modelo educacional de Iniciação Científica no Nível Médio de Ensino: avaliação da experiência de ampliação e descentralizção do Projeto Fiocruz/VITAE" possibilitou o debate das experiências sobre iniciação científica realizada através do Programa de Vocação Científica (Provoc).

     




  12. Novo coordenador
    Image
    imagem de arquivo
     
     
    Válber Frutuoso assumiu a coordenação do Programa de Vocação Científica (Provoc).

    Rede Pública no Provoc

    Com o convênio com o Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (Ceasm), o CIEP Professor César Pernetta, ingressou no o Programa de Vocação Científica (Provoc), o que possibilitou a inserção de alunos da Rede Estadual de ensino do Rio de Janeiro no Programa. A entrada de estudantes da Rede Estadual se deu através do estudo realizado pela pesquisadora Julieta Vallim de Mendonça, intitulado “Estudo da inserção de alunos de Ensino Médio da Rede Pública do Estado no município do Rio de Janeiro nas atividades de iniciação científica do Programa de Vocação Científica da Fundação Oswaldo Cruz”. 

     




  13. 15 anos de Provoc

     


    Foto Arquivo

     

    Na foto da comemoração, estavam presentes e faziam parte da equipe do Programa de Vocação Científica (Provoc), da esquerda para a direita; Julieta Vallim de Mendonça, Telma de Mello Frutuoso, Vilma Eleotéreo, Válber Frutuoso, Gabriela Soares Rodrigues, Cristiane Nogueira Braga Percini e Cenira Fernandes Pacheco. O programa completou 15 anos de atividades com a participação de 28 estudantes e 31 pesquisadores.



     

     




  14. Troca na coordenação do Provoc

    Cristina Araripe assumiu a coordenação do Programa de Vocação Científica (Provoc).

    foto de Cristina Araripe sorrindo

     


    Caderno de Memóriascard em cor sépia com imagem das capas dos livretos Memórias

    A partir desse ano, foi iniciada a publicação da série “Mémorias”, caderno de resumos que nasceu com a proposta de divulgar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos da Etapa Avançado do Programa de Vocação Científica (Provoc) e apresentados, anualmente, na Semana de Vocação Científica.

     




  15. Consolidação na Fiocruz

    O Centro de Criação de Animais de Laboratório (Cecal) e o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (IPEC), atual Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI), se integraram ao Programa de Vocação Científica (Provoc).



    Foto Arquivo

    Lic-Provoc

    A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), após amplo debate de reestruturação, transformou seus setores em laboratórios. Nesse contexto, o Programa de Vocação Científica (Provoc) deu origem ao Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica (Lic-Provoc), que nasceu com a missão gerar, absorver e difundir conhecimentos na área da Educação em Ciências, Tecnologia e Saúde. O Laboratório passou a organizar e coordenar programas e projetos educativos que  visam o desenvolvimento de ações integradas e estratégicas em Educação em Ciências. Sempre com a finalidade de promover a iniciação científica e contribuir para a melhoria da qualidade da formação de estudantes do ensino fundamental e do ensino médio.

     




  16. Seminário

              Foto Arquivo

    O "I Seminário Juventude e Iniciação Científica: Políticas Públicas para o Ensino Médio" discutiu a relação entre juventude, iniciação científica, programas e políticas públicas para o ensino médio. Os temas debatidos no evento foram: as mudanças envolvendo o acesso de jovens ao trabalho; a vulnerabilidade que atinge os jovens; as variadas condições para a formulação de projetos de futuro e o processo de escolha da profissão e da carreira cientifica; a inserção na universidade e no mercado de trabalho e as mudanças nas profissões e carreiras científicas. O seminário foi organizado pela EPSJV e a UFRJ.

     


    Provoc Bio Somar: Responsabilidade Socioambiental e Desenvolvimento Sustentável

    Em novembro, o Provoc Bio Somar nasceu como resultado da colaboração estratégica entre a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) e Bio-Manguinhos. Esta iniciativa marcou um importante passo na direção do desenvolvimento sustentável, impulsionada pela Comissão de Responsabilidade Socioambiental de Bio-Manguinhos, também conhecida como Somar.

    A Somar definiu critérios específicos para a participação no Provoc BioSomar: os jovens envolvidos deveriam ser estudantes e/ou moradores do Complexo de Manguinhos. Essa escolha foi aprovada pela missão da Comissão, que visa contribuir para o desenvolvimento sustentável do país, priorizando a participação ativa das comunidades locais.

    Dessa forma, o Provoc Bio Somar continuou a fomentar a responsabilidade socioambiental, que ampliou o suporte às iniciativas já em curso em outras unidades da Fiocruz. Ao mesmo tempo, agregou esforços para criar ambientes saudáveis que promovem a qualidade de vida e o bem-estar social. A parceria representou um compromisso genuíno com o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida nas comunidades do Complexo de Manguinhos. 




  17. Ampliação

    O Programa de Vocação Científica (Provoc) ampliou a inserção de alunos do ensino médio da Rede Pública do Estado do Rio de Janeiro através da parceria com o Redes da Maré. 


    II Seminário

    Em outubro, é realizado o "II Seminário Juventude e Iniciação Científica: Políticas Públicas para o Ensino Médio", que teve como objetivo manter a integração de instituições e centros universitários voltados para a pesquisa sobre juventude, programas de iniciação cientifica e políticas públicas para o ensino médio, além de conservar o debate e o intercâmbio entre o conjunto dos trabalhos vinculados ao tema.




  18. Internacionalização

    Foi realizado o "Seminário Intégration des Connaissances et Application des Cadres Conceptuels”.


     

    Lançamento de livro

    Foto Arquivo

    O livro "Juventude e Iniciação Científica: Políticas Públicas para o Ensino Médio" reuniu artigos originados pelos seminários de mesmo nome, pormovidos pela EPSJV e UFRJ. O evento de lançamento teve como objetivo ampliar a troca de experiências entre pesquisadores e educadores voltados para os desafios enfrentados pelos jovens no âmbito do ensino médio. A publicação foi organizada por Cristina Araripe Ferreira, Simone Ouvinha Peres, Cristiane Nogueira Braga e Maria Lúcia de Macedo Cardoso. O livro também apresentou o Programa de Vocação Científica (Provoc), além de trazer debates sobre o ensino médio, políticas públicas para a juventude, escolha profissional e a formação dos jovens em Ciência e Tecnologia.

     



    Foto Arquivo

    Observatório

    O "I Seminário de Pesquisa do Observatório Juventude, Ciência e Tecnologia: iniciação científica e trabalho" foi uma atividade inicial do projeto Observatório do LIC-Provoc. O objetivo do evento foi estabelecer um diálogo com pesquisadores de diversas áreas, de forma a delinear um campo de estudos que estabeleça a interface entre juventude, políticas públicas e ciência e tecnologia. No seminário, também foi discutida a relação entre trabalho e iniciação científica.

     




  19. 25 anos de Provoc e lançamento do site do Observatório Juventude, Ciência & Tecnologia

    Foto 
    Arquivo

    Na comemoração dos 25 anos do Programa de Vocação Científica (Provoc), foi lançado o site do Observatório Juventude, Ciência & Tecnologia e relançado o livro "Juventude e Iniciação Científica: políticas públicas para o Ensino Médio". Como parte das comemorações, foi convidado o professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), Paulo Carrano a proferir conferência intitulada, "O estado da arte das pesquisas sobre juventude e os desafios para o ensino médio".

    Acesse as fotos da comemoração aqui.

    Foto da mesa de Abertura da comemoração dos 25 anos do Provoc: Dr. Marcelo Pelajo (pesquisador da Fiocruz), Dr. Luiz Fernando Ferreira (pesquisador emérito da Fiocruz), Dra. Isabel Brasil (diretora do EPSJV), Dr. Paulo Gadelha (presidente da Fiocruz) e Dra. Cristina Araripe (coordenadora do Provoc).
    Foto da mesa de Abertura da comemoração dos 25 anos do Provoc: Dr. Marcelo Pelajo (pesquisador da Fiocruz), Dr. Luiz Fernando Ferreira (pesquisador emérito da Fiocruz), Dra. Isabel Brasil (diretora do EPSJV), Dr. Paulo Gadelha (presidente da Fiocruz) e Dra. Cristina Araripe (coordenadora do Provoc).

     

     

     



    Foto 
    Arquivo

    Observatório

    O Observatório Juventude, Ciência & Tecnologia foi lançado em sua primeira versão com a proposta de se articular com outros observatórios, principalmente aqueles voltados para o tema da juventude. O objetivo é contribuir com o debate sobre políticas públicas que integrem as temáticas das juventudes, fortalecendo o diálogo com outros grupos que trabalham essa temática, abrindo espaços para que as políticas de ciência e tecnologia incluam a formação de jovens. O Observatório nasceu com o propósito de disponibilizar na internet as informações produzidas e dados sistematizados de estudos dessas temáticas.

     




  20. Juventude Em Cena

    O Observatório Juventude, Ciência e Tecnologia produz o vídeo “Iniciação Científica no Ensino Médio: por que fazer?”, com depoimentos de jovens e pesquisadores do Provoc sobre como é feita a iniciação científica no Ensino Médio.

     




  21. Coordenação nova do Provoc

    Cristina Maria Barros de Medeiros assumiu a coordenação do Programa de Vocação Científica (Provoc).

    Card com foto da Cristina Barros que no fundo tem a fachada da escoal.


    III Seminário

    Em novembro, foi realizado o “III Seminário Juventude e Iniciação Científica: Políticas Públicas para o Ensino Médio", com as palestras “Juventude e Escola: reflexões sobre a condição juvenil e o ensino médio”, proferida por Juarez Dayrell, da Faculdade de Educação da UFMG e "Panorama, desafios e perspectivas do PIBIC-EM”, apresentada por Lucimar Batista de Almeida, coordenadora de Programas Acadêmicos do CNPq. No evento, foram debatidos os desafios da formação científica de jovens do ensino médio num contexto de mudanças relacionadas à escolarização e ao trabalho, além de políticas públicas estratégicas de programas acadêmicos ministeriais.

    Foto Arquivo



  22. Profissão Cientista

     


    Foto 
    Arquivo

     

    O Observatório Juventude, Ciência e Tecnologia lança a série “Profissão Cientista”, que conta a trajetória de seis pesquisadores da Fiocruz: Claudio Tadeu Daniel-Ribeiro (IOC), Jane Costa (IOC), José Augusto Nery (IOC), Lorelai Kury (COC), Márcia Chame (ENSP) e Márcio Félix (IOC). Os vídeos foram lançados durante a cerimônia de abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Fiocruz. Os vídeos estão disponíveis no site do Observatório e podem ser utilizados por professores em sala de aula e em outros ambientes de ensino.

     




  23. 30 anos: O Provoc amadurece sem perder a juventude
    dd
    Foto Arquivo

    Para comemorar os 30 anos do Programa de Vocação Científica (Provoc) foi realizado, de 25 a 27 de outubro, um seminário comemorativo e reflexivo sobre a trajetória do Programa.



    Foto Arquivo

    O Sonho Continua...

    “Quando efetivamente se acredita em alguma coisa, quer-se ver a continuidade do que se faz. E eu posso garantir que foi um dos momentos mais felizes da minha vida, ver que o meu ideal de juventude continua presente em novas gerações”, afirmou Luiz Fernando Ferreira.

     




  24. Coordenação do Provoc com nova cara

    Cristiane Nogueira Braga Percini assumiu a coordenação do Programa de Vocação Científica (Provoc) com proposta de retomar o processo de descentralização do Programa para as unidades, escritórios e regionais da Fiocruz. 

    foto da pedagoga e pesquisadora Cristiane Braga.

     




  25. ProvocAção: Programa de Vocação Científica em tempos de pandemia - ciclo de lives

    Em comemoração aos 35 anos do Programa de Vocação Científica (Provoc), a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venânciofundo azul com cinco cards do ciclo de lives dos 35 anos do ProvocAção (EPSJV/Fiocruz) promoveu o Ciclo de Encontros virtuais, “ProvocAção: Programa de Vocação Científica em tempos de pandemia”. 

    Os encontros contaram com o apoio da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB) e da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC) da Fiocruz, e também celebrou os 36 anos da EPSJV e os 121 anos da Fundação Oswaldo Cruz. 

    O ciclo de conversas foi criado com o objetivo de dar continuidade às ações do projeto de mesmo nome, diante da necessidade de distanciamento social e, consequentemente, da paralisação das atividades presenciais. Foram realizadas cinco lives nos dias 10, 15 e 25 de junho e 2 e 8 de julho. Os encontros foram transmitidos e estão disponíveis no canal do Youtube da EPSJV

    De acordo com Cristiane Braga, coordenadora do Provoc e do Pibic-EM e membro da comissão organizadora do ProvocAção, “a ideia foi criar um espaço de reflexão e interlocução, propiciando o diálogo com nossos estudantes, através de temáticas instigantes e pertinentes ao contexto atual, ratificando o nosso compromisso com a formação científica”.

    Veja aqui os outros vídeos do evento:

     

     

    Desafio no processo seletivo para o Provoc na pandemia

    A pandemia de Covid-19 trouxe uma pausa abrupta para inúmeras atividades, incluindo o processo seletivo do Programa de Vocação Científica (Provoc). No entanto, em julho desse ano, a coordenação do Provoc encarou o desafio e optou por retomar o processo seletivo de forma virtual, via plataforma de streaming

    Todas as fases do processo de seleção para o Provoc foram conduzidas de maneira remota. Isso incluiu reuniões com as escolas parceiras, encontros virtuais com os estudantes interessados, envio de documentação, entrevistas realizadas por meio de questionários online, e por fim, a apresentação dos selecionados aos seus respectivos orientadores.

    tabela com quantitativo de estudantes selecionados para o Programa de Vocação Científica por escolas parceiras.
    Imagem de Arquivo

    Um aspecto importante no processo seletivo desse ano foi a decisão, excepcional, da coordenação do Programa de permitir que estudantes do segundo ano participassem da seleção. Essa medida foi adotada para oferecer uma oportunidade aos estudantes que, devido à pandemia, não tiveram a chance de se candidatar ao Programa quando originalmente planejado, devido à interrupção das atividades normais.

    Essa adaptação eficaz demonstrou a resiliência e o compromisso da equipe do Provoc em continuar proporcionando oportunidades valiosas aos estudantes, mesmo diante dos desafios apresentados pela pandemia de Covid-19.




  26. Parceria UFRJ e EPSJV através do Provoc

    No mês de maio, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), representada pelas professoras doutoras Marianna Zattar e Nysia Oliveira de Sá, do renomado Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CBG) da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC), formalizou uma colaboração excepcional. As bibliotecárias pesquisadoras convidaram a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) por meio da coordenação do Programa de Vocação Científica (Provoc) para participar do projeto de extensão universitária intitulado “Educação em Informação no Combate à Desinformação”. A parceria foi programada para acontecer entre os meses de agosto Carta que fala da parveria entre UFRJ e EPSJV sobre o curso para os estudantes do Provoc.de 2023 e agosto de 2024.

    Este convite representa uma valiosa oportunidade para fortalecer a competência em informação dos estudantes do Provoc, preparando-os para lidar de forma eficaz com os desafios da era da informação. A iniciativa visa enriquecer o conhecimento acadêmico, assim como promover uma abordagem crítica e responsável diante da informação.




sus
epsjv
fiocruz
farperj
cnpq