Provoc - Fiocruz Piauí

imagem destaques
Contato

Endereço: Rua Magalhães Filho, nº 519, Centro (Norte), Teresina/PI - CEP: 64001-350
Telefone: (86) 3326-2101
E-mailfiocruzpiaui@fiocruz.br
Site: https://portal.fiocruz.br/fiocruz-piaui

Coordenação Provoc: Jéssica Pereira dos Santos e Simone Patrícia Carneiro de Freitas

Instituições conveniadas: Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc), Unidade Escolar João Clímaco D'Almeida

Body

Provoc Fiocruz no Piauí
A Fiocruz Piauí aderiu ao Programa de Vocação Científica (Provoc) em 2021. O objetivo é estimular o interesse dos jovens pela pesquisa, incentivar novos talentos entre estudantes do ensino médio e desenvolver habilidades de investigação.

Implementação da Rede Provoc na Fiocruz Piauí
A implementação do Provoc na Fiocruz Piauí começou em 2021. Em 2022, três estudantes do primeiro ano do ensino médio da Unidade Escolar João Clímaco D'Almeida ingressaram na Etapa Iniciação. Atualmente, o Programa, na Fiocruz Piauí, conta com oito estudantes, sendo três na Etapa Avançado e cinco na Etapa Iniciação. A cada ano, o interesse dos jovens em participar do Provoc na unidade continua a crescer.

Atividades e participação
Os estudantes do Provoc da Fiocruz Piauí participam de diversas atividades, como visitas a laboratórios e instituições de ensino superior, participação em eventos científicos, trabalhos de campo, práticas laboratoriais, escrita e publicação de artigos científicos, além de várias outras ações de divulgação científica.

Equipe do Provoc Fiocruz Piauí
A equipe do Provoc Fiocruz Piauí é composta pela coordenação do Programa e conta com o apoio de pesquisadores que orientam os jovens participantes.

Sobre a Fiocruz Piauí
As atividades da Fiocruz em Teresina começaram em 2014, com o início dos cursos de mestrado. Atualmente, o Escritório Técnico Regional da Fiocruz Piauí funciona nas instalações do Núcleo Regional do Ministério da Saúde, em Teresina. A presença da Fiocruz Piauí amplia as atividades da Fundação no Nordeste por meio de parcerias com universidades, instituições de pesquisa, a rede assistencial e gestores do sistema de saúde. Essa interação é essencial em uma região com um panorama epidemiológico singular, onde diversas doenças negligenciadas coexistem, criando desafios tanto para a pesquisa quanto para as intervenções de saúde pública. A área, caracterizada pela transição entre diferentes biomas brasileiros, torna o trabalho da Fiocruz Piauí ainda mais relevante. 

sus
epsjv
fiocruz
farperj
cnpq