Teologia

Imagem chamada

A TEOLOGIA é estudo da fé e das religiões. O prefixo “teo”, em grego, significa “Deus”, e esta ciência humana analisa como as crenças influenciam culturas e sociedades, sob pontos de vistas e contextos históricos. Assim, estudiosos da área realizam abordagens antropológicas, sociológicas e filosóficas em povos e nações, interpretando leis e dogmas religiosos.

Também conhecida como Ciências da Religião, a TEOLOGIA estuda livros religiosos, como por exemplo, a Bíblia e o Corão. Além disso, leva em conta conhecimentos de outras disciplinas, como História, Psicologia e Direito. Por esse motivo, muitos teólogos têm a oportunidade de ir além das igrejas, mesquitas, sinagogas e templos. Eles podem atuar em organizações não-governamentais e em instituições de direitos humanos que apoiam causas sociais em todo o mundo.

Ciência inseparável da História, o passado da TEOLOGIA funde-se com os estudos da Filosofia, que aborda questionamentos sobre o conhecimento e a sabedoria humana. O primeiro a cunhar o termo foi o filósofo grego Platão, no diálogo presente na obra A República. Ao longo da história das civilizações, diversas religiões surgiram e cada uma passou a estudar Deus de sua própria forma.

Dominante na Europa ocidental, a TEOLOGIA cristã influenciou sociedades e pensamentos de diversos países. Um dos maiores representantes do pensamento cristão é o teólogo Santo Agostinho (354 – 430). Inspirado no pensamento de Platão, ele elaborou diversas teorias sobre a moral, relacionando-as com o bem, o mal e a liberdade. Outro pensador de destaque foi o padre e teólogo italiano Tomás de Aquino (1225 – 1274). Ele adaptou ideias do filósofo grego Aristóteles e analisou teorias sobre o ser, a fé, a razão, a verdade e o universo.

Área de Conhecimento
sus
epsjv
fiocruz
farperj
cnpq