A DEMOGRAFIA é a disciplina que coleta, analisa e interpreta dados populacionais, relacionando-os com fatores educacionais, da saúde, do território, da economia e do meio ambiente. Demógrafos estudam, por exemplo, como as taxas de natalidade, mortalidade e migração são determinantes para aplicação de políticas públicas de saúde e educação em países de todo mundo.
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), há cerca de sete bilhões de habitantes no planeta. Para conhecer o impacto desse número na qualidade de vida e no meio ambiente, os demógrafos atuam em parceria com profissionais de áreas como Ciências Sociais, Geografia, Matemática e Estatística. Assim, eles criam gráficos e tabelas para analisar formas de superação da pobreza, melhores condições de saúde, envelhecimento e juventude da população.
Presente na história desde a Antiguidade, a DEMOGRAFIA foi disciplina importante para gregos, romanos, europeus e chineses organizarem e conhecerem suas populações. Um dos primeiros demógrafos foi o inglês John Graunt. No século XV ele elaborou métodos de estatísticas e de censo para criar tabelas com taxas de natalidade e mortalidade no Reino Unido.
Outra personalidade importante para o desenvolvimento da DEMOGRAFIA foi o inglês Thomas Malthus. Ele não só publicou a obra O Ensaio do Princípio da População como também cunhou sua própria teoria, conhecida até hoje como Malthusianismo. Por intermédio de cálculos matemáticos, ele alertava para consequências como a fome – caso o número de pessoas na Terra superasse a produção de alimentos e não houvesse controle da natalidade.