Engenharia de Minas

Imagem chamada

A ENGENHARIA de MINAS é o ramo da Engenharia que realiza estudos dos recursos minerais, aplicando-os na indústria. Especialistas na área identificam composições de rochas e combustíveis fósseis, realizam pesquisas para localizar as minas e encontram as melhores formas de explorá-las. Por isso, para concluir o curso não basta ter conhecimentos de física, química e matemática. Engenheiros de minas também devem estudar geologia e conhecer as inúmeras características de cada tipo de rocha encontrada na natureza.

Apesar de terem disciplinas semelhantes no currículo, a ENGENHARIA de MINAS e a Geologia possuem atuações profissionais distintas. Enquanto o geólogo preocupa-se com a origem e morfologia das rochas, os engenheiros colocam em prática esses conhecimentos para tirar o melhor proveito desses minérios e usá-los na indústria. Assim como outras áreas da Engenharia como de Materiais e Metalúrgica a ENGENHARIA de MINAS produz inúmeros produtos essenciais para as tecnologias criadas pelo homem. Portanto, é importante que profissionais da área também invistam em pesquisas para reduzir os impactos ambientais gerados pela exploração dos minérios.

Desde as primeiras civilizações, o homem explora metais, rochas e cerâmicas para criar seus utensílios e ferramentas de trabalho. Por isso, a história da ENGENHARIA de MINAS remonta à Idade da Pedra, quando pedreiras começaram a ser exploradas em regiões da Inglaterra e França. Já a primeira mina de bronze conhecida foi encontrada na China, e sua origem data 400 a.C. Outros metais como prata, ouro, ferro e chumbo foram explorados durante o Império Romano, que criou novas tecnologias para abrir minas.

Ao longo dos séculos, outros metais, seja em forma líquida seja em sólida, também passaram a ser encontrados pelo homem. A primeira obra técnica – De Re Metallica – sobre a execução dos serviços e instruções para explorações de minas surgiu em 1556, lançada pelo cientista alemão Georgius Agricola, considerado o “pai da mineralogia”. Cerca de 200 anos depois surgiu na Alemanha a primeira Escola de Minas, e a atividade evoluiu ainda mais durante a Revolução Industrial, com a invenção de motores e equipamentos metalúrgicos.

Área de Conhecimento
sus
epsjv
fiocruz
farperj
cnpq