ZOOLOGIA é a ciência que estuda os animais, sejam espécies vivas ou extintas. Estes estudos podem ser direcionados a diversos aspectos, como a estrutura dos organismos, as características que diferenciam gêneros e espécies, evolução destas ao longo do tempo, hábitos de reprodução e alimentação, relação com o meio onde vivem e distribuição das populações pelas diferentes áreas do planeta. Existem cerca de 2,4 milhões de espécies de animais no planeta, portanto, as áreas de estudo da ZOOLOGIA são subdididas em grupos, como insetos, aves, répteis, mamíferos, por exemplo.
Durante os séculos XVIII e XIX ocorreu um notável avanço da ZOOLOGIA, graças principalmente às viagens que o naturalista alemão Alexander Von Humboldt fez à América e à África, e aos estudos de Charles Darwin, responsável pela teoria da evolução. No século XX, os estudos sobre genética ampliaram o campo de pesquisa em ZOOLOGIA.
O trabalho do zoólogo requer contato direto com animais, variando de insetos a mamíferos de grande porte. Nesta rotina, são organizadas expedições a reservas, parques, florestas, ou rios, lagos e mares, no caso de espécies aquáticas, para observação e coleta de espécimes. A pesquisa em laboratório envolve tanto o estudo e classificação destes espécimes quanto análises de material genético.
A ZOOLOGIA não deve ser confundida com a Zootecnia. A ZOOLOGIA é uma área de estudos ampla, enquanto a Zootecnia dedica-se apenas ao estudo de animais domesticáveis, destinados principalmente à produção de alimentos, tendo como objetivo aumento de produtividade, sendo, portanto, uma ciência dedicada exclusivamente a fins comerciais.