O Projeto Trabalho, Ciência e Cultura (PTCC) faz parte do currículo obrigatório do Ensino Médio Integrado em Saúde na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), que abrange as habilitações em Biotecnologia e Análises Clínicas. O principal objetivo do PTCC é usar a pesquisa como uma ferramenta educativa.
Estrutura do PTCC e iniciação científica na EPSJV
Na EPSJV, a iniciação científica ocorre de forma transversal, integrando-se a todas as disciplinas ao longo dos quatro anos do curso. Um dos principais instrumentos dessa integração é o programa de Iniciação à Educação Politécnica em Saúde (IEP), que abrange os dois primeiros anos de formação e une pesquisa e ensino de maneira prática.
Metodologia da pesquisa e pré-projetos
A partir do terceiro ano, os alunos são introduzidos à prática científica por meio da disciplina de Metodologia da Pesquisa, onde aprendem sobre a indissociabilidade entre teoria e prática na produção do conhecimento científico. O trabalho final desta disciplina é um pré-projeto de pesquisa que servirá de base para a monografia no último ano.
Monografia e orientação no último ano
Durante o último ano do curso, os alunos contam com o suporte de um professor-orientador para desenvolver uma monografia sobre um tema de seu interesse. Essa experiência ajuda os estudantes a consolidar seu aprendizado e habilidades em pesquisa.
Resultados publicados
Parte dos resultados das pesquisas desenvolvidas no PTCC podem ser conferidos no link que com a série de nove publicações, lançadas entre 2005 e 2018, que trazem as sínteses das monografias selecionadas pelas bancas para publicação.
Com informações da EPSJV/Fiocruz