Endereço: Av.Brasil, 4365, EPSJV, Manguinhos, Rio de Janeiro/RJ - CEP 21040-900
E-mail: provoc.epsjv@fiocruz.br
Telefone: (21) 3865-9738 / 3856-9741
Site: http://www.juventudect.fiocruz.br
Coordenação do Provoc: Cristiane Braga e Telma Frutuoso
Instituições conveniadas: Colégio Pedro II - campi Engenho Novo, Realengo, Niterói, Duque de Caxias, Centro, Humaitá, São Cristóvão e Tijuca; Cap-Uerj; Cap-UFRJ; Colégio São Vicente; Centro Educacional Anísio Teixeira (Ceat); Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (Ceasm); Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré , a Rede de Empreendimentos Sociais para o Desenvolvimento Socialmente Justo, Democrático e Sustentável (Rede CCAP); e, Rede de Desenvolvimento da Maré (Redes da Maré).
Provoc na Fiocruz Rio de Janeiro
Nos primeiros anos do Programa de Vocação Científica (Provoc), apenas o Instituto Oswaldo Cruz (IOC), unidade técnico-científica da Fiocruz, recebia alunos de iniciação científica. Hoje, o Programa cresceu e conta com a participação de 14 unidades da Fiocruz. A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) é responsável pelo Programa de Vocação Científica, que foi criado em 1986 e, desde 2004, é coordenado pelo Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica (LIC).
Expansão das Áreas de Pesquisa
Ao longo dos anos, o Provoc expandiu significativamente seu escopo. Originalmente focado em pesquisa experimental em ciências biológicas, o programa agora abrange uma diversidade de áreas, incluindo história da ciência, patrimônio histórico, jornalismo científico e divulgação científica.
Implementação da Rede Provoc na Fiocruz Rio de Janeiro
A coordenação do Programa de Vocação Científica (Provoc) já vinha planejando expandir o Programa para todas as regionais da Fiocruz, mas esse objetivo foi adiado devido à pandemia. Em 2021, as discussões foram retomadas, e em 2022, a coordenação organizou um workshop para apresentar a proposta da Rede Provoc Luiz Fernando da Rocha Ferreira da Silva a todas as regionais.
Em junho de 2022, após dois dias de encontros e discussões sobre a adesão à Rede Provoc, todas as nove regionais aceitaram o desafio de oferecer a mais jovens a oportunidade de vivenciar o dia a dia de pesquisadores. Atualmente, a Rede Provoc abrange 10 regionais: Amazônia, Bahia, Brasília, Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Piauí, Rondônia, além do Rio de Janeiro, onde o programa começou.
Atividades e participação
Os estudantes do Provoc Rio participam ativamente das principais atividades de divulgação científica promovidas pela Fiocruz, como a Reunião Anual de Iniciação Científica (Raic) e o projeto Mulheres e Meninas na Ciência. Eles também se envolvem em eventos organizados pela coordenação do Provoc, como a Jornada de Iniciação Científica, a Semana de Vocação Científica, e a Reunião Anual da FeSBE, esta última sendo opcional por ocorrer fora do Rio de Janeiro.
Equipe do Provoc Fiocruz Rio de Janeiro
A equipe do Provoc Fiocruz Rio de Janeiro inclui além da coordenação do Programa, as pedagogas, Bruna Furriel, Camila Xavier, Caroline Gonçalves, e Rosa Maria Corrêa das Neves; as secretárias, Cássia dos Santos de Carvalho e Maria Emília Souza Boueri Rossigneux; e a comunicóloga, Cláudia Marapodi.