A AGRONOMIA é a área que reúne técnicas para aprimorar produtos agrícolas e pecuários. Agrônomos são responsáveis pelo cultivo dos solos e participam de todo o processo de produção agrícola: desde o preparo das sementes até a distribuição da safra para o consumidor final. Com isso, existe na AGRONOMIA uma vasta possibilidade de atuação na área de pesquisa e atuação profissional em empresas especializadas no manejo agrário.
Profissionais da área devem ter conhecimentos em disciplinas como Biologia, Química, Matemática e Física, além de outras mais específicas como engenharia rural e florestal. Outra característica da AGRONOMIA é o desenvolvimento tecnológico com a chegada de novas pesquisas para produções no campo. Agrônomos devem buscar novas formas sustentáveis de combate às pragas, estratégias de colheitas, armazenamento e distribuição das safras.
Tão antiga quanto a humanidade, a agricultura sempre fez parte de povos e culturas em todo mundo. Indígenas, chineses, egípcios e maias já conheciam o potencial e as características de plantios e colheitas. Mas a AGRONOMIA surgiu como Ciência Agrária no século XVIII, quando botânicos e cientistas passaram a estudar a composição dos vegetais. Posteriormente, passaram a aplicar diferentes recursos para manipular a agricultura, tais como fertilizantes, compostos químicos e até mesmo modificações genéticas.
O primeiro a realizar experiências com as variações genéticas vegetais foi o botânico austríaco Gregor Mendel (1822-1884). Considerado o pai da genética, Mendel estudou o cruzamento de muitas espécies de plantas, e posteriormente, por meio da matemática, analisou a presença de características hereditárias. Entre as décadas de 1960 e 1970, a AGRONOMIA passou por novas modificações durante a Revolução Verde. Tal Revolução sintetizou um conjunto de medidas para aumentar a produção mundial da agricultura de países em desenvolvimento. Entre elas, uso de fertilizantes e pesticidas nas plantações, uso de sementes geneticamente modificadas e mecanização das lavouras. Os investimentos levaram o Brasil a se tornar um dos maiores produtores de soja, milho, algodão e laranja do mundo.