ADMINISTRAÇÃO é a área do conhecimento que estuda o gerenciamento de uma organização. É o ramo que lida com a regulação dos recursos humanos, materiais e financeiros de uma empresa, de um órgão público ou de outras instituições. Trata também do planejamento de estratégias e do controle das ações do dia a dia. A administração de um estabelecimento, seja ele uma empresa, uma escola ou um hospital, tem impacto direto sobre sua produtividade. É essa ciência a responsável pela capacidade de uma instituição usar seus recursos da melhor forma, atingindo seus objetivos.
A ADMINISTRAÇÃO não está distante do nosso cotidiano: basta observar o trabalho dos funcionários da padaria perto da sua casa, ou a execução de um show, por exemplo, para se perceber que, qualquer que seja o trabalho, há uma noção de administração, da mais rudimentar à mais sofisticada.
O norte-americano Federick Taylor é considerado o pai da administração científica. No século XX, ao observar o funcionamento das indústrias, Taylor propôs a aplicação do método científico neste processo. No livro publicado em 1911, Princípios da administração científica, Taylor propunha a racionalização da gestão, com base em estudos e métodos testados, e a disciplina e divisão do trabalho, entre outros princípios. Tal proposta representou o primeiro grande impacto para essa área do conhecimento. Depois dela, surgiram diversas teorias sobre gestão, que revisaram a original e incorporaram novas perspectivas sobre gestão.
O administrador é responsável pelo planejamento das estratégias e pelo gerenciamento da rotina de uma instituição. Conduz as relações entre ela e seus funcionários, coordena os recursos materiais, e, no setor financeiro, pode cuidar de custos, orçamento e fluxo de caixa. Também pode lidar com a publicidade e o marketing.